domingo, 17 de abril de 2011

BIODANZA

O que é a Biodanza?

"A Biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas ou um sistema convencional de expressão das emoções, mas sim, uma nova visão da Vida, um processo de desenvolviemnto humano, de integração da identidade, de transformações internas e desenvolvimento das potencialidades humanas. Trata-se de aprender a 'dançar a vida' e descobrir o 'prazer de viver'." Rolando Toro





É um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afectiva e reaprendizagem das funções originárias da vida.A  sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio  da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo.

o processo de integração actua mediante a estimulação das funções primordiais de conexão com a vida, que permite a cada indivíduo integrar-se a si mesmo, à espécie e ao universo.

é a acção sobre a auto-regulação orgânica induzida principalmente mediante estados de transe que activam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os factores de desorganização e stress.

a capacidade de estabelecer vínculos com as outras pessoas.

aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata, hereditária, que não requer aprendizagem e se manifesta mediante estímulos específicos. Tem como objectivo conservar a vida e permitir sua evolução.

a experiência vivida com grande intensidade no aqui-agora com qualidade ontológica, ou seja, projecta-se em toda a existência.


Foi criada na década de 60 por Rolando Toro Arañeda, psicólogo e antropólogo chileno, que inspirou-se nas fontes antropológicas e etológicas.
Cada participante é convidado a descobrir as próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e acção no mundo, reforçando o seu desenvolvimento, equilíbrio inter-orgánico e existencial .A Biodanza é um sistema que abarca a totalidade da vida humana com o seu modelo teórico-operacional de grande coerência e comprovado cientificamente na sua eficácia.
As vivências em Biodanza estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afectividade e transcendência, denominados linhas de vivência.

Este artigo foi tirado do site:
http://www.biodanza-geane.com

 Tive conhecimento da biodanza através de uma senhora que entrevistei no Jardim da Estrela que falou maravilhas desta actividade , que depois de ter ido a este site fiquei com vontade de conhecer melhor. Espero que o leitor deste pequeno artigo sobre a biodanza também fique com a mesma curiosidade.

Yola Leite




Sem comentários:

Enviar um comentário