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sexta-feira, 6 de maio de 2011

FORTIFIQUE O CÉREBRO!

Vou escrever sobre um artigo que li na revista Super Interessante do mês de Abril 2011.
Este artigo fala como é importante fortificarmos o nosso cérebro para prevenirmos doenças como o Parkinson ou o Alzheimer.
Passo a citar um pouco do artigo para vos deixar com curiosidade para o procurarem
.
"Para além da química, há hábitos salutares que tonificam a musculatura do nosso cérebro.
A leitura e a prática de exercício físico, sobretudo, já demonstraram a sua eficácia."

"Primeira lição: quer manter o cérebro em forma? Pois arranje um bom livro e mergulhe nas suas páginas; ou então uma revista com histórias surpreendentes que estimulem a sua curiosidade e imaginação. Pode deixar a máquina de calcular e fazer as contas, ou tentar aprender outras línguas... O cérebro agradece os desafios...
Além disso, não se instale no sofá. Correr um pouco não mata. Passeie ou frequente aulas de dança..." L.M.A.

Como futuros gerontólogos é importante ter esta noção, pois poderemos ajudar idosos a fortalecer o seu cérebro.


NÃO SE ESQUEÇA  FORTIFIQUE O SEU CÉREBRO
Yola Leite

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SEIS METODOS PARA MELHORAR O SEU BEM ESTAR(DOS 0 AOS 150 ANOS)

MASSAGENS:
Uma massagem bem feita, para além do bem estar que nos proporciona, aumenta o fluxo de oxigénio nas células e melhora as defesas do nosso organismo.

YOGA:
È uma tecnica de relamemento para o corpo e para a mente.
Para além dos beníficios físicos e mentais, esta prática tambem reforça as defesas do nosso organismo, deixando uma sensação de bem estar geral.

MEDITAÇÃO:
A meditação é tambem uma prática que promove o equilibrio entre o corpo e a mente, diminuindo o ritmo cardiaco e os niveis de adrenalina quando um individuo se encontra numa situação de stress e ansiedade.
Esta prática tem a vantagem de não exigir qualquer tipo de esforço físico.
Os beneficios são mais evidentes quando a praticamos com continuidade.

ACUNPUNTURA:
Medicina alternativa chinesa que tem mostrado resultados fantásticos ao nivel da saúde, desde os problemas de articulações até às insónias.
Uma secção de 30 a 60 min promove o relaxamento do corpo e da mente.

AROMOTERAPIA:
Os aromas têm uma grande influência em nós e no nosso estado de espirito.
Há aromas como a salvia, que e uma enorme fonte de relaxamento, a Cananga, que é tambem usada para o controle emocional, entre outras.
Enfim, os aromas são tambem uma forma de terapia que promovem o bem estar geral.

HIPNOTERAPIA:
Atravéz da indução de um estado de relaxamento, o paciente pode ser afastado da tensão e ansiedade.
Esta prática identifica facilmente factores indutores como por exemplo , o Stress, entre muitos outros.
Assim, esta técnica permite iniciar um tratamento, passando pela mudança de hábitos e de respostas aos diferentes estimulos nocivos.

Cristina Braz

domingo, 1 de maio de 2011



E se olharmos para o envelhecimento da seguinte forma:
A idade crepuscular, entardecer, poente, cair do sol? (muitos dias morrem em beleza)
O rio que chega ao mar? (de algum modo torna-se mar)
O cume da montanha? (donde a vista se expande e o céu se toca)
A idade da colheita? (cheia de belos frutos)
O coroamento da vida, idade da saudade, infância revistada…?

(José H. Barros de Oliveira. (2005). Psicologia do Envelhecimento)


Deolinda