quarta-feira, 1 de junho de 2011

O IDOSO E A CRIANÇA

A fantasia é a mãe da satisfação, do humor, da arte de viver. Apenas floresce alicerçada num íntimo entendimento entre o ser humano e aquilo que objectivamente o rodeia.”
 Hermann Hesse, in 'Ainda da Felicidade'

Todos sabemos que, com o aumento do período médio de vida, a sociedade está a mudar. Muito se tem escrito sobre este tema, no entanto dado hoje (1/7) se comemorar o dia mundial da criança, quero deixar uma pequena reflexão, sobre a formação da identidade da criança e o papel do idoso na construção desta identidade.

A criança vive hoje num mundo de fantasia, desde cedo que pais e avós se preocupam por satisfazer todos os seus desejos. Se por um lado queremos crianças felizes, por outro vamos querer adultos e mais tarde idosos que denotem na relação com o grupo onde estão inseridos socialmente, um certo equilíbrio. Que, em meu entender, será mais facilmente alcançado se as relações familiares forem fortalecidas com os testemunhos, ensinamentos e valores partilhados dos mais velhos.
Assim, o papel do idoso no desenvolvimento da personalidade da criança será de extrema importância, já que é um ser experiente, cheio de sabedoria e amor-próprio.

Por tal, pretendo felicitar todos aqueles que possam partilhar conhecimentos e valores com uma criança no dia de hoje.

Fonte: foto-pt.photaki.com

Maria Antónia Calvo

Sem comentários:

Enviar um comentário