São eles que levam e trazem os nossos
filhos das escolas, que nos ensinam a
dar o primeiro banho, que dividem os mimos
que damos às nossas crianças e que nos
educam para podermos educar.
Os avós são hoje os segundos pais de
muitas crianças.
"A importância dos avós na vida dos netos e dos pais é um tema precioso quando se fala de educação,de crianças ou de famílias. Além dos pais, da escola, dos amigos, dos brinquedos e de todos os hábitos ou fases de desenvolvimento de uma criança, existe uma entidade que permanece presente e com intimidade em todo estes campos: os avós. (...)A figura dos avós é hoje em dia realçada pelos psicólogos como essencial para o"retrato" de família que as crianças têm necessidades de desenhar nas suas mentes. Isto é, a necessidade de se identificarem com o passado e de inserirem num grupo. Também os avós fazem parte do seu "núcleo duro" e também eles contribuem grandemente para a sua educação, em todos os seus planos.
Só aos avós é que o que os pais reconhecem autoridade, e é com esse"atestado" que eles entram na vida dos seus netos e, claro, dos seus filhos. (...)
Se é verdade que a sociedade se tem vindo a alterar, também os avós são hoje "novos avós". Além de terem maior presença e interacção na vida dos mais novos, os avós são, maioritariamente pessoas que estão numa fase de vida profissionalmente activa. Não são só pessoas de muita idade, frágeis e longe das realidades dos seus neto. Pelo contrário:ainda trabalham, alguns também já se separaram e são homens e mulheres cada vez mais solicitados para os seus filhos na tarefa de educar os seus netos. E a sua presença efectiva é um pilar para muitas famílias, independentemente do seu meio sócio-cultural. (...)"
Texto retirado da revista XIS (Publico - 2006)
autora : Inês Teotónio Pereira
Gracinda Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário