quinta-feira, 19 de maio de 2011

Abra a sua Mente

Assim como a actividade física mantém o corpo saudável, os trabalhos intelectuais mantém a mente ágil e rápida. Por isso, é importante continuar aprendendo e enfrentando desafios – seja estudando uma língua estrangeira, crescendo profissionalmente ou fazendo palavras cruzadas. Como diz um provérbio japonês, “Nós começamos a envelhecer quando paramos de aprender.”
A mente desempenha um papel fundamental na saúde do organismo. É importante acordar todas as manhãs e olhar o dia que começa – e uma parte fundamental disso exige aprender e manter uma mente activa.
Quando você oferece os elementos necessários para uma planta – um pouco de água e sol –, ela geralmente cresce. Com o cérebro, é mais ou menos a mesma coisa. Independente da faixa etária, pessoas activas desenvolvem novas sinapses, que são as conexões que permitem a comunicação entre os neurónios, permitindo armazenar e resgatar informações mais facilmente, mesmo quando a substância cinzenta está coberta por cabelos brancos.
Para continuar desenvolvendo sua capacidade intelectual, experimente essas dicas:
•Assista a aulas — sobre qualquer assunto, desde uma palestra comunitária a aulas universitárias.
•Leia regularmente.
•Mantenha-se actualizado com as novas tecnologias. Aprenda sobre computadores e "internet." Procure usar o "e-mail" para manter contacto com a família e amigos.
•Entre em um clube de leitura ou outro grupo de discussões.
•Explore a vida cultural da sua comunidade. Procure assistir peças, concertos e palestras.
•Dê continuidade as suas habilidades artísticas ou procure desenvolve-las.
•Ensine o que sabe aos outros.

Publicado Outubro 6, 2010
Revista Viva Melhor



Linda Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário