“O
envelhecimento bem sucedido, ou seja, com qualidade, depende da percepção que
o idoso tem de si, do meio que coabita, das expectativas de vida e redes
sociais que construiu e da sua cultura”. (Marujo, J. in III Jornadas de
Gerontologia Social, Braga, 2012).
A
qualidade, com dignidade, dos serviços a prestar aos idosos depende da formação
cívica e formativa dos cuidadores.
É
da responsabilidade do Gerontólogo fomentar ações de formação para prestadores
de cuidados formais e informais, sendo uma das suas competências sistémicas-Criação,
desenvolvimento e implementação de programas de prevenção e promoção da saúde e
bem-estar no idoso.
Exemplo
duma sessão de educação para a saúde:
Tema-
Demência
} Conceito:
Presença de
diminuição da capacidade cognitiva, demonstrado por:
perda de
memória - compromisso da linguagem - compromisso da realização de gestos coordenados e eficazes
- compromisso do reconhecimento ou pensamento abstracto
Estas
alterações são permanentes e vão progredindo ao longo do tempo.
Principais sintomas
comportamentais:
Indiferença/Depressão/Ansiedade/Agitação/Agressividade/Irritabilidade/Delírio/Euforia/
Desinibição/ Alterações do Sono/ Alteração do Apetite, etc.
Principais obstáculos:
Os utentes com demência sentem maior
dificuldade em realizar as atividades de vida diária.
Iniciar a tarefa/ Manter atenção/ Localizar
os objetos
Utilizar corretamente os utensílios/ Manter
a segurança
Terminar a tarefa
} Como
agir quando se prestam cuidados à pessoa com demência?
Ver o Utente como pessoa:
Qual a sua História de vida? Onde nasceu? Casado
ou solteiro? Filhos/netos?
Qual é a sua cultura? Quais são as suas
crenças? Qual é a sua religião?
Quais são os seus hábitos de higiene? E os de
alimentação?
Gosta
de tomar banho/lavar a cabeça de quantos em quantos dias?
Ordem
pela qual gosta de fazer a higiene?
Ordem
pela qual gosta de fazer a sua refeição?
Quais
são as suas preferências?
Quais
são as actividades que mais gostam?
Gosta
de ler? Ver televisão?
Quais
as suas capacidades?
O
que ainda conseguem fazer sozinhos?
Como agir?
Quando
um utente com demência tem comportamentos agitados?
Tentar
conversar com o utente e orientá-lo;
Não
contrariar;
Chamar
os técnicos de serviço.
Concluindo:
Tratar
os utentes como pessoa – Humanização dos cuidados;
Adaptar-se
ao utente e não ao contrário.
Teresa Castanheira 2ºGS nº14
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