domingo, 13 de maio de 2012

O IDOSO E O SORRISO

IDOSO – Pessoa com mais de 65 anos, com experiência, sabedoria e inteligência para lidar com os problemas do dia-a-dia. Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade, que tem habilidades regenerativas limitadas e mudanças físicas e emocionais.

SORRISO – Acto de sorrir, riso discreto e silencioso: sorriso comprometedor. Expressão de amabilidade e simpatia, mostra de desdém, ironia ou desprezo.

Os anos, a velhice, as dores, o sofrimento, a tristeza, a solidão, as perdas, as experiências, as rugas e o envelhecimento, fazem muitas vezes com que o idoso se resigne a uma vida de estagnação, de desânimo e isolamento.
No entanto, o sorriso é hoje igual ao de ontem, porque viver e reviver é mesmo o mais importante! Sorrir para a vida, sorrir da vida e sorrir com a vida é aquilo que todos devemos fazer, quer sejamos jovens ou idosos.
A risada aumenta a tolerância à dor.
O riso une as pessoas, aumenta a felicidade e intimidade, provoca mudanças físicas, fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor, o stress e o conflito, é grátis, divertido e fácil de usar, dá equilíbrio à mente e corpo, transmite esperança, melhora relacionamentos e faz bem à saúde.
O riso terapia, indicado para todos, supera problemas e faz encarar a vida numa outra perspectiva. O riso é induzido através de exercícios respiratórios, sons, mímicas e também por contacto visual. Em pouco tempo, a pessoa sente resultados e o bom humor salienta-se rapidamente.

Segundo Robin Dunbar (Director do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford), o humor é contagiante e “é capaz de diminuir as dores, devido à liberação de endorfina”, que origina euforia, atenuando assim a dor e o stress.

Para Mirian Goldenberg da Universidade do Rio de Janeiro, “a risada é uma chave para a intimidade, contacto físico e emocional”, sendo o humor a causa de uma boa qualidade de vida, porque provoca prazer físico e mental.

Michael Miller, Director do Centro de Cardiologia Preventiva da Universidade Americana diz que para “obter o melhor efeito para o coração, devemos rir até chorar”.


Benefícios físicos do riso:
- Aumenta a imunidade
- Reduz o stress
- Diminui a dor
- Relaxa os músculos
- Previne doenças cardíacas


Benefícios mentais do riso:
- Dá alegria e entusiasmo à vida
- Facilita a ansiedade e o medo
- Alivia o stress
- Melhora o humor e a resistência


Benefícios sociais do riso:
- Fortalece relacionamentos
- Atrai os outros
- Melhora o trabalho de grupo
- Ajuda na resolução de conflitos
- Promove a união


Dicas para rir:
Ø  Ver um filme engraçado
Ø  Conviver com pessoas divertidas
Ø  Brincar com animais de estimação
Ø  Fazer actividades lúdicas
Ø  Brincar com crianças
Ø  Jogar com os amigos
Ø  Ler piadas engraçadas




“ Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: Amor no coração e sorriso nos lábios” (Martin Luther King)

“As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso” (Autor desconhecido)

“…Uns acordam e corajosamente sorriem com vontade, noutros é apenas um outro dia para sofrer…” (Fabrício Marchi)

“ Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade” (Georges Bernanos)



Bibliografia:

Natália Fonseca (2º Ano de Gerontologia Social)

Sem comentários:

Enviar um comentário