“A farmacodinâmica é a ciência que estuda o tempo necessário de acordo com a idade do paciente, para que um determinado medicamento exercer o seu efeito terapêutico.
Enquanto não existirem estudos fidedignos que estabeleçam as diferenças existentes entre farmacodinâmica de um dado medicamento administrado a indivíduos antes dos 60 anos e depois desta idade, o médico deverá prescrever os medicamentos necessários iniciando sempre pela dose mínima, subindo gradualmente a posologia de acordo de acordo com os efeitos observados.
Com o objectivo de reduzido ao mínimo indispensável a quantidade e qualidade dos medicamentos para tratar um idoso, apresentam-se algumas recomendações que resultam da minha experiência
· Em cada visita medica rever os problemas corânicos e agudos de que o doente é ou já foi portador;
· Pedir sempre ao doente que traga consigo todos os medicamentos que anda a tomar, e fazer a sua avaliação;
· Iniciar a terapêutica sempre pela dose mais baixa;
· Rever todos os resultados dos exames laboratoriais feitos precocemente, tendo especial preocupação com a taxa de creatinina sérica;
· Tentar que o idoso vá sempre à mesma farmácia comprar os medicamentos;
· Questionar o idoso acerca do consumo de álcool ou outras drogas;
· Suspender qualquer medicamento que o idoso ande a tomar sem indicação especifica ou evidente. “
Deolinda Brito, 2º ano
[1] Saldanha, Helena – Bem viver para bem envelhecer: Um desafio à Gerontologia e à Gereatria, Grupo Lidel – Edições Técnicas, Lisboa – Porto, Julho de 2009, p. 114.
Sem comentários:
Enviar um comentário