quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Uma luz sobre cegueira dos idosos"

Paulo Pereira é um nome que os gerontólogos e estudantes de Gerontologia devem de ter em atenção!
Trabalha na faculdade de medicina da universidade de Coimbra, e além de subdirector para a investigação e desenvolvimento e director do centro de oftalmologia e ciências da visão, é coordenador de vários projectos. A última investigação que coordenou foi sobre a degenerescência macular relacionada com a idade, que é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 60 anos. "Durante o envelhecimento há uma acumulação daquilo que pode ser descrito como lixo biológico, que se deve predominantemente á falência dos sistemas celulares de controlo de qualidade."
O nome do projecto que coordena actualmente chama-se "regulação da proteostase em doenças associadas ao envelhecimento".
Outros projectos de investigação irão ser aqui mencionados, pois a investigação é uma associada da Gerontologia no estudo do processo do envelhecimento.

João Gaspar

1 comentário:

  1. Prezado Dr. João, gostaria de saber se existe alguma maneira de estabilizar a degenerescência macular, minha mãe está com um mínimo de visão. queríamos evitar que ficasse cega completamente, é muito triste, se existir algum remédio ou tratamento para melhorar ou estabilizar a visão dela, por favor me ajude.Meu email é aracigoncalves@uol.com.br

    ResponderEliminar