terça-feira, 26 de junho de 2012


ENVELHECIMENTO : UM PROCESSO SINGULAR

Ao longo dos tempos deu-se uma melhoria nas condições de vida das populações, um enorme progresso da Medicina preventiva e curativa e mesmo ao nível da reabilitação, e tudo isto acontece sobretudo nas sociedades ocidentais.
Esta alteração deu origem a um crescimento demográfico, que rapidamente se estendeu a todo o mundo.Foi na última metade do Século XX que se deu a transição que se caracteriza por uma diminuição da taxa de natalidade, diminuição da taxa de mortalidade e simultaneamente um aumento da esperança de vida.
Assim, existe cada vez mais uma necessidade de resposta para o processo de envelhecimento, quer ao nível biológico, psicológico e social.
Mas, o processo de envelhecimento afecta de forma diferenciada cada indivíduo, cada órgão, cada organismo humano. A idade cronológica é somente baseada na data de nascimento de cada um, e em termos estatísticos pode de facto servir para agrupar indivíduos, fazendo uma leitura muito genérica, mas o facto é que essa mesma idade tem também características diferenciadas e manifesta-se de forma única em cada individuo. 
Factores sociais, ambientais, genéticos,entre outros, influenciam o processo de envelhecimento muito singularmente, daí a enorme complexidade de todo este processo polémico e ainda com explicações variadas e controversas sobre este processo que ocorre desde que somos concebidos até à morte.

Cristina Braz
2 GS

Sem comentários:

Enviar um comentário