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domingo, 1 de janeiro de 2012

Menopausa sem traumas

A Menopausa não é uma doença, e portanto não deve ser encarada como tal. É uma etapa natural da vida da mulher, que produz alterações tanto físicas como psicológicas. Campanhas, estudos e especialistas querem provar que a Menopausa pode ser uma fase óptima para as mulheres.
Contudo, a Menopausa continua a assustar muitas mulheres, pois temem ficar incapazes de ter ou dar prazer. Mas isso é um mito! As alterações físicas sentidas por algumas mulheres na fase que antecede a menopausa, tais como: ondas de calor; inchaço; suores nocturnos; secura vaginal; alterações no aspecto da pele, cabelo e unhas; períodos menstruais irregulares; insónias; irritabilidade; ansiedade e depressão, muito têm contribuído para que o climatério (fase anterior à menopausa), seja cercado de negatividade, mas pouco se fala do lado psicológico e das possíveis vantagens deste período.
Algumas campanhas e pesquisas, feitas por psicólogos com o objectivo de entender as atitudes da Sociedade em relação à menopausa, levou a que fossem colocadas em prática acções para ajudar as mulheres a encarar o período da menopausa de outra forma; a lidarem melhor com o seu significado psicológico.
A psicóloga americana Sylvia Gearing ajuda as mulheres a verem os benefícios da menopausa e do envelhecimento, “Como as mulheres têm menos estrogénio nesta fase, podem ter mais clareza de pensamento, autocontrolo e determinação”, afirmou no artigo publicado no site da American Psycological Association.
Ainda uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhaga, publicada no jornal oficial da Sociedade Europeia da Menopausa e Andropausa, Maturitas, revelou outros aspectos positivos desta fase da vida feminina. Após questionar 393 mulheres de mais de 65 anos, o estudo revelou que, aproximadamente metade delas considerou a menopausa benéfica. E os motivos apontados são o bem-estar, o alívio por não terem mais de lidar com a menstruação, maiores possibilidades de crescimento pessoal e liberdade para se concentrarem nas próprias vidas.

Todos os anos cerca de 300 mil Portuguesas entram na Menopausa!
Numa Sociedade que valoriza a beleza e a juventude, entrar na menopausa, para muitas mulheres, é sinónimo de tornar-se velha e sem valor. Por isso, é importante aceitar que a vida passa por fases e que todas essas mudanças também têm o seu lado positivo. Por exemplo, a actividade sexual está livre de riscos de gravidez e o sexo pode tornar-se ainda mais libertador e prazeroso, pois, a única preocupação que deve manter é proteger-se de infecções sexualmente transmissíveis; a mulher pode dedicar-se mais a si mesma e praticar actividades que sempre teve vontade, podendo realizar os seus projectos pessoais.
A Mulher deve usar e abusar das experiências de vida acumuladas ao longo dos anos e permitir-se viver intensamente o momento. Mulheres que chegam à menopausa com uma boa auto-estima passam por essa fase de forma tranquila, inclusive lidando melhor com os sintomas físicos causados pelo desequilíbrio hormonal. Ainda que muitas mulheres possam sofrer com a sintomatologia típica da menopausa, cada vez mais existem soluções medicamentosas ou naturais para aliviar esses sintomas.


A Sexualidade não tem de ser beliscada pela Menopausa!
A atitude, a mente aberta e a capacidade de enfrentar os pequenos obstáculos que possam surgir são os truques para viver com prazer a sexualidade em qualquer idade.

10 Passos para uma menopausa proactiva e com mais auto-estima

©  1. Comece a praticar uma actividade física para prevenir o aumento de peso típico da menopausa, de 3 a 5 quilos.

©  2. Inicie um programa de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, tal como exercícios de Kegel- para prevenir a incontinência urinária.

©    3. Faça exercícios de levantamento de pesos para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fracturas, sendo prudente procurar orientação de um profissional, para adequar o tipo e a carga de exercícios a si.

©    4. Desafie o seu cérebro com exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio, pois, ajudam a diminuir o risco de perda de memória.

©   5. Desenvolva e mantenha bons hábitos de sono, tente dormir o suficiente, pois, a falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido.

©     6. Pondere o uso de um creme tópico de estrogénio, para ajudar na secura vaginal. A prática regular de sexo também aumenta o desejo sexual e faz com que a lubrificação aumente.

©    7. Não negligencie os seus dentes. Escove-os duas vezes por dia e use fio dental diariamente, para ajudar a prevenir a doença periodontal (inflamação das gengivas), que pode afectar a sua saúde cardiovascolar.

 ©    8. Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis, tais como a do salmão, do abacate e do azeite. Lembre-se de que consumi-las ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis.

 ©    9. Mulheres em pré menopausa devem consumir entre 1000 a 1200 mg de cálcio diariamente, e em pós menopausa, devem tomar 1500 mg de cálcio por dia e 500mg de magnésio e de vitamina D, para haver uma absorção máxima de cálcio ingerido.

  ©     10. Faça todos os exames anuais, incluindo o controlo de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos. Discuta com o seu médico os prós e os contras do uso de terapia de reposição hormonal. Mas saiba que esta não é recomendada para mulheres em situação de risco de cancro da mama, trombose ou doença cardíaca.



Teresa castanheira

Fonte:
w.w.w.spmenopausapt/2/menopausa
w.w.w.spmenopausa/pt/122/articles/?a=1&aid=285
revistavivasaude.uol.com.br/saúde-nutricao/35/artigo35809-1.asp

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