quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aumento da temperatura esconde perigos para a saúde da pessoa idosa

Com a chegada da estação mais quente do ano os cuidados com a saúde dos idosos devem ser redobrados, isto porque é neste período que o corpo tende a perder mais líquido, aumentando as chances de desidratação, o que na terceira idade pode ser muito arriscado e até mesmo fatal. “O idoso necessita ter cuidados especiais com a hidratação, pois apresentam menor quantidade de água corporal na composição do seu organismo e tem maiores chances de desidratar que o adulto jovem”, esclarece o geriatra Alexandre de Mattos.

De acordo com Mattos, a desidratação esconde também outro perigo á saúde do geronte, o agravamento do problema de hipertensão, que em graus bem avançados pode até levar à morte.

Sede intensa, reduzida eliminação de líquidos pelas vias urinárias, boca e lábios secos, pulsação rápida são os principais sintomas que alertam para um quadro de desidratação. “Evitar usar roupas pesadas, dar preferência a tecidos leves, que retêm menos líquido, tomar sempre muita água e abusar do consumo de frutas” são alternativas para aumentar a quantidade de líquido no organismo da pessoa idosa”, indica o médico.
http://www.idea1.com.br/noticias.php?key=cuidados-com-a-saude-do-idoso-no-clima-quente

Paula Arsénio

Sem comentários:

Enviar um comentário