gerofuturo@gmail.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012


MEDIAÇÃO FAMILIAR EM PORTUGAL


ORIGEM:


A mediação familiar surgiu pioneiramente nos EUA, na segunda metade dos anos 70, tendo uma rápida proliferação neste pais e consequentemente, estendeu-se ao pais vizinho, o Canadá, na década de 80. Na Europa, o país pioneiro foi o Reino Unido que criou o primeiro Centro de Mediação Familiar.

Este processo também foi cultivado na França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Finlândia, Itália, Polónia, Espanha, Eslovénia, Noruega, Suécia e Andorra com criação de Serviços de Mediação Familiar, também a partir da década de 80. (RIOS, 2005)

Em Portugal foi em 1993 que surgiu o Instituto Português de Mediação Familiar, surgiu da iniciativa conjunta de psicólogos, terapeutas familiares, magistrados e juristas. Em 1994/1995 foi ministrado o primeiro curso de mediação familiar por este mesmo Instituto. (RIOS, 2005)

Em Janeiro de 1997 , surge a Associação Nacional para a Mediação Familiar- Portugal e a 16 de Maio do mesmo ano é celebrado um protocolo de colaboração entre o Ministério da Justiça e a Ordem dos Advogados. (RIOS, 2005).
Texto retirado do meu trabalho de comunicação e mediação de conflitos.
Yola Leite

Sem comentários:

Enviar um comentário